Five Years, Few Changes
Editoras: Maxis, The Sims Studio e EA
Os Sims fazem parte da maioria das nossas vidas desde a altura em que andávamos descalços e subíamos as árvores no quintal. Mas, quando os Sims 4 saíram, tive um pequeno problema com a quantidade de conteúdo que tínhamos no jogo, em comparação com os Sims 3. Era e é menor do que tínhamos num único pack do seu predecessor. No entanto, a jogabilidade e o aspeto desta geração dos Sims é melhor, embora a costumização não tenha as mesmas possibilidades dos Sims 3. Por exemplo, podemos ter as nossas próprias lojas ou ir trabalhar com os nossos ratinhos de simulação (Get to Work), ter a nossa clínica veterinária (Cats and Dogs), ou melhorar as nossas capacidades vampíricas e ter vampiros com aspetos biolóicos diferentes, que não seria possível nos Sims 3 Supernatural, pois não se focaram, unicamente, numa só espécie, como fizeram com Sims 4 Vampires e com o futuro gamepack de magia, que sai este ano.
Por isso, com cinco anos e muito pouco conteúdo adicionado nestes anos, embora seja conteúdo bem trabalhado e que enriquece o jogo, mesmo parecendo ser feito às migalhas, como Sims 4 Laundry Stuff, ainda existe muito para fazer com o jogo. Daí ter existido um update (16-07-19) que consistiu num grande rebranding do jogo.
As primeiras alterações vísiveis são as capas dos jogos que, embora torne tudo mais consistente e fácil de identificar, principalmente na secção dos game packs e stuff packs, não é o meu visual preferido. As capas parecem demasiado cheias, confusas e escuras, se tivessem alterado só as cores individuais das expansions e tivessem deixado as capas com um bocadinho de branco ou se tivessem utilizado cores mais suaves, para se poder distinguir melhor os elementos, teria sido melhor, na minha opinião. Não existiria demasiada informação visual para ser absorvida.
photo
7 a
|
photo
b
|
Outros aspetos que mudaram no jogo foram o ícone do jogo, o menu principal, os loading screens e o ecrã inicial. Pessoalmente, as cores poderiam ser mais suaves, e tenho visto muitas opiniões similares, online, sobre este aspeto. A única crítica que tenho é mesmo sobre os loading screens. Pré-rebranding, o ecrã inicial o ecrã era branco e os loading screens, também brancos, tinham um padrão subtil de plumbobs. Agora, o ecrã inicial tem um padrão geométrico e os loading screens são uma única cor, azul cobalto, com o novo plumbob. Esta decisão não foi, na minha opinião, uma boa decisão. Os loading screens parecem demasiado...simples. Seria, também, mais fácil aos olhos se existisse algum padrão, nem que fosse uma réplica do ecrã incial.
photo a | photo b |
Mas este update não trouxe só um novo rebranding. Para além de mais de mil objetos terem sido desbloqueados, dado que são debug e quem não tem os packs todos não os recebe na sua totalidade, pois são objetos que são utilizados na construção dos mundos e não são jogáveis. Existem novos penteados e nova roupa.E é aqui que tenho de fazer um aparte. Embora existam roupas novas, de facto, algumas das roupas são roupas deoutros packs, como por exemplo o casaco para o gênero feminino, que é do Get Famous, simplesmente tem menos swatches quando não se tem a expansão. Deveriam, já que queriam acrescentar novas roupas ao jogo base, realmente fazê-las, ou, acrescentar novas swatches.
No entanto, existe uma grande mudança na jogabilidade do jogo e começa no Create-a-Sim. Agora existe um «modo história», ou seja, quando é iniciado um jogo novo aparece uma sombra do Sim e um questionário ao qual se responde para determinar aspetos do Sim que estamos a criar, como a aspiração, os traços de personalidade, o dinheiro base, se tem emprego ou não e quais as suas skills. Isto não é obrigatório e pode ser acedido mesmo quando não se quer iniciar um novo jogo, através de um botão que aparece no «acrecentar Sim», e as perguntas, se não se enquadrarem na história que tens em mente, podem ser alteradas. Embora possua as suas vantagens, este modo não permite a mudança de idade, só entre «Jovem Adulto», «Adulto» e «Idoso», não funcionando, inclusive, para as faixas etárias abaixo do «Jovem Adulto», não permite, de igual forma, a mudança de aspiração e de traços de personalidade. O Sim em si é, no entanto, completamente alterada.
Para terminar, algo que me deixou confusa, e para o qual não encontrei qualquer tipo de informação, foi o facto de existir, aparentemente, um novo Free Stuff Pack. Não o encontrei no meu jogo, mas apareceu no livestream do Sim Studio e no vídeo do youtuber James Turner.
No geral, não estou desapontada com este update. Não tanto quanto pensava que estaria. Trás um aspeto mais «limpo» aos sims, com todos os padrões geométricos e com uma nova cor, e até com a mudança do menu que já dá para ver todos os packs que se tem, sem ter de scroll down.
Comentários
Enviar um comentário